ATAS DAS REUNIÕES

Ata encontro 1

Sábado, 26 de fevereiro, realizamos mais um encontro onde debatemos a construção da Agencia Popular de Fomento a Cultura Solano Trindade, que é um empreendimento popular que vem sendo construído a mais de um anos de forma coletiva com os agentes e grupos culturais locais.

Esse dia reuniram mais de 50 pessoas, onde alem dos agentes e grupos culturais da região, recebemos também os grupos Fora do Eixo, a Cooperativa Cultural Brasileira e o Hub-SP. A atividade do dia começou com uma apresentação sobre o acumulo do debate ate agora sobre a Agencia seguido de uma roda de conversa, depois os grupos convidados apresentaram suas experiências, e após o almoço o grupo discutiu um pouco sobre o início das ações da Agencia realizando a separação de 5 frentes de ação

Fomento e Captação – Clodoaldo – Ana – Celso – Elis – Tâmara – Luciano – Thiago

Produção – Elis – Dugueto – Jota – Dessa – Luan

Comercialização – Claudinho – Dessa – Luan – Rafael

Política – Ana – Dugueto – Dani

Comunicação e Divulgação – Tony – Andre – Jota – Dessa – Fabio – Fernando

Ficou decidido que estas frentes se organizarão, se reunirão para  levara para a próxima reunião – que ocorrera dia 26 de março a partir das 14h no Sacolão das Artes, as propostas de ações de cada frente.

Outra resolução importante foi a constituição do planilha de cadastro dos agentes e grupos culturais que esta disponível no blog  através deste cadastro é que vamos começar a entender e focar nossas ações de Fomento, Produção e Comercialização alem de construir nossa tabela de troca de serviços e produtos.

Ata 2º Encontro

SACOLÃO DAS ARTES – PQ SANTO ANTONIO
26/03/2011O encontro teve inicio com o levantamento das dificuldades que ocorreram para a realização das demandas tiradas no 1° encontro como:

1.       Preenchimento das Planilhas: Após um mês do primeiro encontro apenas duas pessoas (Jota e Clodoaldo) tinham preenchido as planilhas. Sendo assim foi ressaltada a importância destes instrumento.

– Estas planilhas hoje é o principal instrumento de gestão e organização da Agencia, portanto preenche-las (as Duas) significa se comprometer com a criação da rede de troca de produtos e serviços, ou seja, não sendo apenas mais um mapeamento e sim a matéria prima para o inicio do trabalho da Agencia. Ficou definido o Rafael como suporte técnico para quem tiver dificuldade com o preenchimento as planilhas

Importante lembrar que este ainda é um instrumento em construção.

2.       Organização das Frentes: Todas as frentes encontraram dificuldades para se reunirem. Sendo assim o coletivo achou melhor neste momento cada grupo ter um ou mais moderadores: Thiago e Celsocaptação e fomento); ElisProduçãoClaudinhoComercializaçãoRafaelPolíticaFabiocomunicação.

– Estes moderadores tem como objetivo fortalecer e articular a frente criando coletivamente formas de organização onde as demandas possam ser cumpridas.

Como diretriz básica para as frentes foi sugerido as questões: o que é? Como? Quando?.

Outros temas levantados no encontro foram:

Virada Sustentavel – o Celso colocou a possibilidade da Agencia participar da Virada Sustentável, organizando uma atividade no Pq. Santo Dias. – Tema este ficou para ser mais discutido.

Projetos – o Rafael ficou de publicar os projetos já encaminhados que propõe ações da Agencia que são: Economia viva (aprovado);  VAI (aprovado); incubadora – USP (sem resultado); Arrastão (cancelado).

Blog – foi reforçado o blog como nosso principal instrumento de divulgação e comunicação e sugerido que todos lêem os textos e as reflexões La expostas para que possamos continuar a construir nossos valores e objetivos

– ressaltada a importância de todos colaborarem com o texto inicial para a construção do Manifesto da Agencia

Próxima reunião dia 05/04/2011 na Casa da Mulher, Jd Maria Sampaio as 19:00h

Pautas

1. apresentações dos trabalhos das frentes. (o que é? Como? Quando?)

2. apresentação do projeto aprovado no programa VAI.

3. Conversa sobre a construção do manifesto da AGENCIA.

4. Resultados e apontamentos sobre as planilhas. (quem tiver mais pauta é so inserir)

 
 
 
 
 
 
 
 
Ata Encontro 3 – UPM  5/4
 
Pautas levantadas:

1-      Mobilização para o Fórum Comunitário no Jd. Mª Sampaio. (Foi avisado da possível discussão caso alguém da temática da água chegasse)

2-      Respostas às perguntas O que é? Como? Quando? (Ninguém respondeu ficou para o próximo encontro)

3-      Informes das frentes:

Comunicação – Existência de dois blogs. O blogspot e wordpress. Definição da função de cada um. POSSIBILIDADE do blogspot ser de uso interno e do wordpress ser do uso externo. + Necessidade de preenchimento das planilhas e tb de refazê-las para facilitar o acesso e entendimento. + Criação de um email da comunicação para receber os informes e alimentar o blog e as redes sociais.

Leninha (Não sei a que frentes pertence) deu informe de que já existe uma demanda para a agência no sentido de enriquecer o Sarau do Parque Pirajussara no Embú das Artes. A questão da economia solidária e da habitação na economia solidária é crítica para a galera lá. (O assunto não foi discutido em grandes proporções [comparativamente]).

Captação de Recursos – Clodoaldo (ausente) e Débora (presente fazendo representar amobos) levantaram a questão do fazer ou não a viranda sustentável (a ocorrer na primeira semana de junho) como experiência da própria agência na captação de recursos e execução de projetos. Além disso, cita a disponibilidade do Pq. Santo Dias e da estrutura de palco, carro e da acessoria de MKT da Secretária que os apoia.

Celso fala que a comunidade/agência tem de definir quem ocuparia os espaços. Que André Palhano (organizador) não tem disponibilidade de $ para ofertar, mas tem a visibilidade da mídia + apoio institucional (prefeitura, subprefeitura, secretarias). Celso cita algumas agências de captação (Amapá)… E que fazer o evento tem não só a questão da visibilidade, mas tb a preparação, a demonstração e a conexão com o evento do ano que vem.

Rafael fala para sintetizar as infos da virada sustentável e colocar no blog wordpress para as pessoas se apropriarem, ou não.

Celso fica de fazer a tal síntese e enviar a comunicação.

Fábio sugere que a questão seja abordada de maneira estratégica, caso seja decidido fazer a V. Sustentável. Em 3 passos separados. 1 – As apresentações artísticas e culturais que desejariam estar na virada. 2 – A comunicação preparando projetos para auxiliar na captação de recursos. 3 – A captação de recursos construindo relacionamentos com possíveis investidores, apoiadores etc.

Rafael cita que é uma questão mais política do que financeira. E que se a galera resolver fazer, vai fazer com $ ou sem.

Frente de Comercialização – Rafael avisa que não conseguiram se reunir. Avisa que projeto do VAI foi aprovado. Levanta a necessidade de debater como vai ficar a questão do logo ou logos que aparecerão na divulgação/comunicação.

Thiago critica o tamanho do logo (muito grande) na página do wordpress.

Rafael explica que o projeto do VAI é mais voltado a questão da moeda cultural. Daí aparecem questões estratégicas como a necessidade de preenchimento das planilhas porque se elas não estiverem preenchidas não há o que comercializar, logo não a espaço para a implantação da moeda.

Rafael sugere que isso é uma questão estratégica… e que é preciso se adaptar. Por exemplo, o Binho não irá preencher a planilha na internet. Uma opção é criar um material de qualidade de divulgação sobre o que é o projeto + uma versão impressa para as planilhas -> para levar, através do boca-a-boca, até as pessoas. (Demanda para a comunicação)

Rafael pensou na possibilidade de propagandas relâmpago no estilo: Se vc conseguir preencher a planilha nos próximos 10 minutos ganhará 10 créditos da moedda cultural.

Outra ideia, para não repetir o SESC que faz mapeamento sem a apropriação deste pelas pessoas “mapeadas”, é que 2 pessoas se tornem responsáveis pela ação difusora de ir atrás da galera sem internet…

Rafael cita como está dividido parte do orçamento do VAI:

2000 reais para comunicação

2000 reais para 2 feiras de arte, datadas previamente, uma para SET e outra para NOV

Ainda estão previsto um seminário e encontros ampliados.

Havia uma verba para fazer o blog. E precisa decidir para onde ela vai. Agora que o blog já está feito.

Rafael continua com o assunto da moeda…. Confecção da moeda (arte, nome, efiges etc) poderia ser feita através de um concurso cooperativo a semelhança do Sampaio.

Quanto mais rápido conseguir produzir a moeda + tempo tem para inserir a moeda na cultura que o projeto prevê.

Indicação por rafael de construir um grupo que debata sobre a construção da moeda. Haverá uma reunião com o fora do eixo no dia 6/4 para trocar experiências sobre isso. E com o the HUB tb. Talvez a frente de Comercialização possa agilizar isso.

Celso fala da proposta de uma galera da usp + minc + bndes de fazer um projeto de 4 anos na zona sul de SP.

….

….

….

Eliane do supereco dá a ideia de incluir as escolas para a divulgação do concurso cooperativo para as escolhas acerca da moeda.

E avisa que a supereco pode dar apoio para a virada sustentável… Débora e Eliana conversam…

Moça que eu não sei o nome – Opina que a divulgação em escolas pode demandar mto tempo e não ser o foco para um moeda artística, info, cultural.

Kátia e Rafael explicam que o trabalho com escolas já foi desastroso por causa dos professores, no passado.

Eliana avisa que não sabia que a moeda era artística, info, cultural, nem que a relação com as ecolas era degradada.

A moça que eu não sei o nome fala sobre a possibilidade de viajar com o Sarau do Pq. Pirajussara (do Embú) para outros lugares.

Kátia fala sobre o problema de não ter pernas para fazer isso.

Conversas esparsas… fim da reunião.

PRÓX. REUNIAO dia 30 de abril na UPM às 14horas. 

Ata da Reunião de 30 de maio de 2011
Clique aqui para baixar.
Ata Reunião dia 30 de Maio
Ata Encontro 4 – UPM – 30 de Abril de 2011

Pauta

Aprovação do VAI – contratações
Manifesto
Luta Popular
Virada Sustentável
Multirão Cultural
Turismo Cultural
Grupo de Estudos
Visita José Pacheco + Peça Para Alice com Amor

Aprovação do VAI – Contratações

Foram contratados: Fernando, Luan, Jaba, Claudinho e Thiago. Serão responsáveis pela
divulgação do projeto e pelo relacionamento com a comunidade. Receberão uma ajuda
de custos de R$350,00 cada + comissões.

Manifesto

Elaboração do Manifesto ocorrerá através da rede. Marta e Ricardo participarão de sua
redação inicial (material base para a discussão) a conter:

A arte como instrumento de mobilização popular.

Questão da economia local e solidária.

Tirar a palavra “jovem” do texto pré-existente.

Falar sobre Solano Trindade.

Por que e por quem foi criada.

Objetivos políticos e práticos.

Ações.

Luta Popular

http://www.lutapopular.org/

Virada Sustentável

Parque Santo Dias abrigará o evento. Foi proposto que a agência acolhesse o evento.

No projeto inicial, o cachê dos artistas que participassem da Virada (R$ 4000,00) no
parque seria revertido para a agência Solano Trindade.

Aventou-se a questão da legitimidade dos relacionamentos com as respectivas
associações organizadoras ou apoiadoras da virada.

A coincidência de dias do evento VIRADA e MULTIRÃO CULTURAL também foi
aventada.

Não se chegou à conclusão final. Ao que parece, o Pq. Santo Dias acolherá o evento de
forma independente da participação, ou não da agência.

Multirão Cultural (nas quebradas…)

Zona norte e Osasco. 150 coletivos em 12 horas de evento em 5 palcos.

Abriram espaço para a “luta popular” com o objetivo de fazer virar o Multirão em
outras quebradas.

Reunião domingo na Vl. Menk de líderes comunitários para ver essa parada (Multirão
em outras quebradas).

Tem espaço no Multirão para agência Solano e para o Banco Sampaio.

Turismo Cultural

Não tem projeto pronto/fechado. Tem a intenção de construir pontes, sendo a
comunidade a gestora disso. Apoiam-se na economia solidária.

Imaginam que empreendimentos agradáveis da comunidade podem ser compartilhados,
preservando as tradições e movimentos culturais.

Oportunidade para aumentar a consciência social.

Renda vai direto para a comunidade.

FENA JOVEM TUR foi a plataforma apresentada.

Grupo de Estudos

Estudará, entre outros assuntos, o banco comunitário. Convite aberto a todos. 1º
Encontro dar-se-á na UPM, dia 16/5 em horário a definir.

Visita José Pacheco + Peça Para Alice com Amor

7/5 José Pacheco visitará o Hugo La Corte para auxiliar na construção da proposta
política e pedagógica da escola.

O encontro ocorrerá as 10 da manhã e durará 2 horas. Convite a todos os interessados
em Educação.

A conversa com Pacheco continua na parte da tarde na politeia com os românticos
conspiradores.

Aviso:

Dia 25/06 estreia a peça “Para Alice com Amor” baseada no livro de mesmo nome de
autoria de José Pacheco e com adaptação e direção de Laerte Asnis.

Próxima Reunião

Local: Praça do Campo Limpo, no espaço ocupado pelo Artemanha.
Dia: 9/5 – segunda-feira
Hora: 19Hs.

Ata Encontro 5 – Espaço Natalia Rosemburg – Praça do Campo Limpo – 09/05

Luciano do Artemanha fala um pouco sobre o espaço Natalia Rosemburg que estava
ocioso, e que passou por um processo de ocupação pela Trupe, mas por questões
burocráticas e por ser um espaço publico, encontraram dificuldades no uso do mesmo,
por isso irão ocupar um espaço também na Praça do Campo Limpo. Lembrou que, o
Espaço Natalia Rosemburg continua aberto para coletivos que necessitarem ocupá-lo
para atividades / eventos quando necessário;

– Representantes do Fora do Eixo: Coletivo que já se utiliza de moeda própria e troca
de serviços, relataram um pouco de suas experiências, como por exemplo, parcerias
com empresas / comércios fornecedores de materiais e equipamentos necessários para
desenvolver as atividades promovidas por eles. Foi citado o Cedo e Sentado que ocorre
todas as terças-feiras no Studio SP ( Rua Augusta – SP), através deste projeto muitos
nomes da música alternativa, em especial do rap vieram à tona e vem sendo cada vez
mais reconhecidos em São Paulo e fora daqui.
Celso perguntou se já tiveram algum impasse com Banco Central pelo uso da moeda
cultural, disseram que até o momento não.

– Apresentação da Planilha Impressa de Cadastro de Coletivos e Artistas, que será
utilizada pelo Luan, Claudinho, Fernando e Rogério nas visitas a cada grupo. As
informações da planilha, bem como os registro em fotos / vídeos serão passadas para o
Núcleo de Comunicação (Dessa) para cadastro no sistema, divulgação dos trabalhos e
o que mais for necessário. Também foi apresentada a ficha de pré-cadastro na Agencia
que é mais rápida e pode ser preenchida sem necessariamente visitar o coletivo.

– Discutimos o fato de ter ou não 2 Blogs, concluímos que sim, pode-se manter apenas
um, desde que ele seja simples de ser alimentado. O representante do Fora do Eixo deu
uma dica interessante: todo serviço que for feito em Blogs ou Programas que mais de
uma pessoa for atualizar pode ter um tutorial de como foi feito.

– Estamos tendo problemas com o grupo de discussões criado no Google, vamos tentar
arrumar, se não der certo, apagaremos este e criaremos um no Yahoo!!!

– Dêssa se propôs a atualizar o Blog ao menos uma vez por semana, dando prioridade
para informações e divulgações dos grupos já cadastrados na Agencia e para as páginas

dos projetos Mulheres Periféricas Cantam e Funk Conscientiza;

– Criação de email padrão de boas vindas para enviar a cada coletivo que se cadastrar na
Agencia;

– Linkar planilha de Cadastro no Blog do WordPress;

– Rafael falou sobre uma possível parceria com o Sesc para que possamos ter acesso aos
dados da pesquisa e mapeamento que fizeram dos Coletivos Culturais da Zona Sul. Ana
do Val fez essa ponte, reunião com representantes do Portal do Sesc Santo Amaro em
11/05 – quarta-feira.

– Celso citou a Virada Sustentável que está em produção pela Agencia, fecharemos
atrações até esta sexta ou sábado 14/05;

– Thiago falou da necessidade de criar-se uma comissão para definição da Moeda da
Agencia, haverá reunião para falar sobre isso na quinta-feira 12/05 às 17:00 na União
Popular de Mulheres.

– Está no blog um “concurso” para arte da moeda cultural;

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Atenção, galera. Já está disponível abaixo a ata da última reunião da Agência de Cultura Solano Trindade.
Clique abaixo para visualizá-la.
Ata_reunião_9_de_maio_de_2011
 

 

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